segunda-feira, 16 de abril de 2007

Efeito Estufa

Efeito Estufa





O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente. O efeito conjunto de tais substâncias pode vir a causar um aumento da temperatura global (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6 ºC nos próximos 100 anos. Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alterar os climas em nível mundial como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitando as áreas costeiras mais baixas.
Se a terra não fosse coberta por um manto de ar, a atmosfera, seria demasiado fria para a vida. As condições seriam hostis à vida, a qual de tão frágil que é, bastaria uma pequena diferença nas condições iniciais da sua formação, para que nós não pudessemos estar aqui discutindo-a.


Texto extraído da página http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html

32 comentários:

Unknown disse...

este blog nos concientiza sobre o o que estamos fazendo com o nosso mundo com a nossa atmosfera e isso é muito bom para sabermos do que se trata o famoso efeito estufa

Anônimo disse...

Gabriela 1°B Conselheiro
Oi, estou fazendo um trabalho sobre o Aquecimento Global e seu blog foi um dos escolhidos, eu tenho uma duvida, quais são as primeiras causas do efeito estufa?
Obrigada espero a resposta.

cecília disse...

Vocês já ouviram falar sobre as 8 metas para o milênio? Sugiro que deem uma olhada para podermos trocar informações.

Beijos

Angela Leão disse...

o efeito estufa é um processo que é natural da terra e até importante mas tem sido agravado pelo homem

Unknown disse...

Com o aquecimento global, muitas pessoas serão prejudicadas, porque poderá aumentar o nível de água do mar e assim prejudicando a vida dos habitantes das áreas mais.
Pode ser q um dia nao existam mais algumas cidades, pois a água irá cobri-las. Já pensou como seria ruim?

cecília disse...

Quero deixar umas questões: 1-Como faremos para mobilizar a sociedade para a importância da discussão sobre o tema?
2-Já ouviram falar sobre o trabalho das ongs?
3-Existe algum caminho que não seja político?
4-Como fazer?

coisa disse...

mais eu so tenhu uma duvida c o mundo acabar mesmo como morreriamos primiro? pois com tantas coisas danificando o mundo q fico na duvida... espero respostas...bjusss

cecília disse...

"Nas décadas seguintes, a sobrevivência da humanidade vai depender da nossa alfabetização ecológica" (CAPRA, FRITJOF. CONEXÕES OCULULTAS, P.240, ED CULTRIX, SP, 2002

Alguém sabe o que quer dizer isso de verdade?

Matemática Alternativa disse...

Podemos considerar a educação ambiental como a capacidade de perceber as ligações ocultas entre os fenômenos naturais, ou seja, somente entendendo como a sociedade ecológica sobrevive, podemos aplicar efetivamente o desenvolvimento sustentável de maneira eficaz e permitir que as próximas gerações continuem utilizando dos mesmos recursos e com a mesma sustentabilidade.
Cecília... esse é um breve comentário a respeito do meu ponto de vista em relação à questão que você levantou, espero ter sido claro. Um Abraço!!!

Unknown disse...

Qual a minha contribuição para o efeito estufa?

Matemática Alternativa disse...

Ola Gabriela do 1ºB! Aqui vai sua resposta...
Em geral, é a liberação de gases e vapores produzidos através de queimadas nas matas, poluição provocada por carros e industrias, que são os grandes culpados disso tudo. Com isso eles destroem “camada de Ozônio“ que tem a função de proteger a terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada a terra fica mais exposta ao sol, e conseqüentemente, a temperatura aumenta.
Quando o sol esquenta a terra, alguns gases da atmosfera atuam como um vidro de uma estufa, absorvendo o calor e conservando o planeta quente o suficiente para manter a vida na terra. O problema acontece devido às concentrações excessivas dos “gases estufa” que isolam a terra evitando que o calor escape, o que faz com que a temperatura do planeta aumente assustadoramente!
Obrigado pela visita!

Matemática Alternativa disse...

Resposta Para Renata:
Bom, provavelmente morreríamos com a falta d'água, apesar de morarmos num país onde existe água em abundância, imagine quando potências mundiais como os EUA começarem a sofrer pela seca...

Matemática Alternativa disse...

Bom Cintiazinha, me diga você para depois agente discutir...

Matemática Alternativa disse...

E ai pessoal, gostei das perguntas da professora Cecília:
1-Como faremos para mobilizar a sociedade para a importância da discussão sobre o tema?
2-Já ouviram falar sobre o trabalho das ongs?
3-Existe algum caminho que não seja político?
4-Como fazer?

Poderíamos discutir um pouco sobre isso...

The Duel disse...

esse texto esta nos mostrando que daqui alguns anos nos podemos ficar sem nada por causa da poluíção. por isso temos que acabar com a poluíção e a distruição do meio ambiente.

The Duel disse...

se a gente nõ começar a contribuir com a limpeza do meio ambiente ainda podemos melhorar a situação e cuidarmos do meio ambiente.
wesley 1°C

Energia Nuclear disse...

com o aumento do nivel da agua muitos lugares deixaram de existir entao para que isso nao aconteça temos que fazer algo para reverter esse problema

Unknown disse...

Olá,o que seria necessário, para que cada cidadão pudese fazer para ajudar?

Unknown disse...

O q podemos fazer no dia a dia para evitar o efeito estufa??

Unknown disse...

O q podemos fazer no dia a dia para diminuir o efeito estufa??

Unknown disse...

PRISCILA - 1ºB
Há quanto tempo ouvimos falar do efeito estufa? e a maioria não se mobilizou, agora temos um problema maior pra resolver...
Aquecimento Global, o que virá depois disso ?
Acho que não estaremos aqui pra responder!!!

Unknown disse...

O que se pode fazer.. coisas simples mais que ajudam a controla e amenizar o efeito estufa ?

japy disse...

Dizem que os EUA é o primeiro poluidor do mundo (pq será que não assinaram o Protocolo de Kyoto?), depois vem a gigante China, com seu carvão, e agora, Brasil com a queimada irrefreável da nossa querida floresta amazônica. E como vcs disseram que a queimada da floresta tropical contribui significativamente para o aquecimento global, fiquei preocupado... será mesmo o Brasil um "aliado inconteste" do aquecimento global com suas queimadas? Em busca de algumas respostas que me tranquilizassem... olha o que achei, na verdade achei este link em outro blog com a mesma temática de vcs... veja http://www.youtube.com/watch?v=g7gpAy4ivZ0

Mano Francisco Mano Alex disse...

Um imóvel nas áreas costeiras mais baixas não é mais um bom negócio, pensando-se no aumento do nível médio das águas?
Qual o tempo estimado para os habitantes se preocuparem com o problema?

Matemática Alternativa disse...

O nível do mar está subindo e em alguns lugares os efeitos já estão sendo sentidos. A ilha Tuvalu, que fica no Sul do Oceano Pacífico, enfrenta o aumento da ocorrência de ciclones tropicais na última década, causados pelo aumento da temperatura das águas superficiais do oceano, o que interfere na ocorrência das tempestades. Mas o problema maior é a elevação do nível do mar, inundando as áreas mais baixas, com a água salgada contaminando a água potável e a agricultura. Os líderes da população de 11 mil habitantes decidiram abandonar a ilha neste ano, e serão recebidos pelo governo da Nova Zelândia. Portanto, devemos nos preocupar desde já pois os efeitos do aquecimento global já pode ser notado.

Mano Francisco Mano Alex disse...

Um imóvel nas áreas costeiras mais baixas não é mais um bom negócio, pensando-se no aumento do nível médio das águas do mar?

Unknown disse...

Vocês acreditam que podemos utilizar a matemática para melhorar o efeito estufa? Qual procedimento utilizado pelo grupo?

Unknown disse...

Parece pouco provável que as autoridades façam algo para mudar esta situação, uma vez que o que vale hoje em dia são as leis de mercado, ninguém abrirá mão de dinheiro apenas para proteger o planeta.
Devemos, claro, lutar por condições melhores de vida, mas isto deve partir das autoridades.

Unknown disse...

De que forma eu contribuo para o efeito estufa?

Unknown disse...

Que medidas devemos tomar para evitar isso??

cecília disse...

O que estamos fazendo é importante. Esta interação é o primeiro passo.Vamos ficar só nesse blá, blá, blá? Onde vocês estudam existe alguma maneira de levar a alfabetização ecológica para as pessoas? Vamos ficar só trocando comentários via internet? Pelo que pesquisei, vocês todos que interagem nesse blog, pertencem à instituições de ensino grandes e poderosas. Vocês não acham que tem poder para obrigar essas instituições a tomar alguma atitude? É só lançar a idéia, fundamentada em conhecimento, fazer pressão mobilizando todos os alunos. Queridos, nenhuma instituição de ensino resiste à pressão de seus alunos para participar de projetos que envolvam a melhoria da comunidade, do país ou do mundo.Leiam sobre a diferença entre poder e liderança. O líder fundamentado em seus conhecimentos sobre o assunto, movimenta as massas e consegue o quer. Vai depender de vocês.

roronoaAKAzoro disse...

se nenhuma atitude com mais "energia" for tomada cem anos não é muito tempo? será que as consequências não atingirão seu clímax antes disso?